quarta-feira, 23 de março de 2011

A sociedade de consumo

Os problemas da sociedade dos consumidores

As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a massificação e a homogeneização.
Com efeito, foi o fabrico em série que estabeleceu que, nesta nova sociedade, o mais difícil não era produzir bens e serviços, mas criar consumidores. Alguém observou que a sociedade de consumo começou no dia em que se descobriu que a produção em série tornou mais fácil fabricar produtos que vendê-los.
Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção, mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.
Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar, entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do conhecimento do comportamento do consumidor”.
Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing, publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.
Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos media. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a televisão, e desta para o digital.

Questionário:

1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?   
Sim, porque neste tempo as pessoas não conseguem sobreviver sem estar a consumir, mesmo que sejam coisas desnecessárias para a vida.
2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?
Tento ver o prazo de validade,e se souber que dois produtos são de boa qualidade tento arranjar o mais barato.
3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais? 
 Sim, mas muito raramente. Quando compro, compro jogos, CDs , ....
4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?
 Sim, porque muitas vezes penso que naquele momento não é necessário, mas que poderá ser bastante importante.
5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:
                      a. Deixarias de comprar se o preço subisse. Doces, fast-food, produtos tecnológicos e de maquilhagem, entre outras.
                     
                      b. Terias de comprar independentemente do preço. Leite, pão, peixe, carne, bolachas, iogurtes, fruta e entre outras coisas.
                      c. Poderias prescindir. O que está referido no ponto a. .

Sem comentários:

Enviar um comentário