Os problemas da sociedade dos consumidores
As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a massificação e a homogeneização.

Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção, mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.
Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar, entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do conhecimento do comportamento do consumidor”.
Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing, publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.
Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos media. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a televisão, e desta para o digital.
2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?
Tento ver o prazo de validade,e se souber que dois produtos são de boa qualidade tento arranjar o mais barato.
3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?
Sim, mas muito raramente. Quando compro, compro jogos, CDs , ....
4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?
Sim, porque muitas vezes penso que naquele momento não é necessário, mas que poderá ser bastante importante.
5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:

b. Terias de comprar independentemente do preço. Leite, pão, peixe, carne, bolachas, iogurtes, fruta e entre outras coisas.
c. Poderias prescindir. O que está referido no ponto a. .
Sem comentários:
Enviar um comentário